CRAS- CENTRO DE REFÊRENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BREVE HISTÓRIA
CRAS- CENTRO DE REFÊRENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BREVE HISTÓRIA
Data: 26/10/2017

CRAS- CENTRO DE REFÊRENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BREVE HISTÓRIA

 

Em 2009 foi criado no nosso município o CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social, com prédio próprio e equipe técnica, composta por: 1 Assistente Social, 1 Psicólogo, 1 Pedagoga, Uma Gestora do Programa Bolsa Família e um Jovem Aprendiz. 

            A partir de então começaram a trabalhar com o Programa de Serviço e Fortalecimento de Vinculo, tendo como publico alvo crianças, adolescentes, mulheres, famílias e A pessoa Idosa.

 

FUNÇÕES DO CRAS- CENTRO DE REFÊRENCIA DE ASSITÊNCIA SOCIAL

 

O QUE É E O QUE OFERTA O CRAS?

 

            O Centro de referência de Assistência Social (CRAS) é uma Unidade Pública de Política de assistência social, de base Municipal, integrante de SUAS, localizado em áreas com maior índices de vulnerabilidade e risco social, destinado á prestação de serviços e programas sócio, assistenciais  de proteção social básica ás famílias e indivíduos.

 

PÚBLICO ALVO:

 

            População em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, de fragilização e situação de discriminação etária, ética, de gênero ou por deficiência, entre outros.

 

           

 

OBJETIVOS DO CRAS:

 

·         Promover o acompanhamento sócio- assistencial de famílias em um determinado território.

·         Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculo interno e externos de solidariedade.

·         Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo.   

·         Desenvolver ação que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações.

·         Atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situação de risco.

 

COMO FUNCIONA O CRAS

 

·         Serviço de desenvolvimento no CRAS funciona por meio de uma rede básica de ações articuladas e de serviços próximos à sua localização de forma preventiva, melhorando a convivência familiar a cidadania para cada um de seus membros.

 

 

 

PROGRAMAS/PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO CRAS E PELA SMAS  

 

 

·         BPC NA ESCOLA : Atende crianças e adolescentes com deficiência. O CRAS realiza visitas domiciliares. Preenchimento de formulários e encaminhamento ao INSS. Hoje o município atende em torno de 25 usuários.

 

·         PROGRAMA LEITE DAS CRIANÇAS: Programa estadual desenvolvido em parceria com a rede estadual de ensino. Atualmente 52 Crianças de 6 meses a 3 anos de idade são beneficiarias em nosso município.

·         PROJETO FUNASA: “Educar é garantir um futuro mais digno” qualidade de vida se faz, com Educação Ambiente e Saúde.

·         PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA : O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo país. O bolsa família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de com renda familiar per capta inferior a R$77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. Desde que o usuário deste programa estejam em dia com as condicionalidades na educação saúde e assistência social.    

·         PLANO DE AÇÃO INTERSETORIAL ANUAL DO PBF: Desenvolvido em parceria com a Educação e Saúde. Objetivo passar a população beneficiaria do PBF informações referentes ao programa tais como: deveres e direitos dos usuários.

·         PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE: Programa Estadual desenvolvido pelo CRAS para às famílias em extrema pobreza, como o objetivo de promover a autonomia e emancipação dos mesmo.  Critérios: inscritos no CadÚnico, renda per capta inferior a R$ 70,00 mensais. Dentro deste programa é oferecido juro zero para que desenvolvam e geram renda á família. São realizadas visitas domiciliares pelo comitê municipal, cadastramento e registro de informação de cada usuário. São atendidas por esse programa 80 famílias.

·         PROGRAM A CASA LAR: Desenvolvido em parceria com Fórum de Beltrão. O município juntamente com o CRAS e Conselho Tutelar fazem acompanhamentos, visitas domiciliares, repasses em dinheiro para a casa conforme o conhecimento.  

·         PASTORAL DA CRIANÇA: Desenvolvido junto com a saúde (agentes comunitários de saúde). O CRAS presta assistência, faz visitas domiciliares, e acompanhamentos individualizados quando necessário. Atualmente tem aproximadamente 238 crianças cadastradas.

·         PROGRAMA MAMÃE CONSCIENTE: Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde. E proporcionado as gestantes palestras informativas de várias áreas para as mães de baixa renda, após o término do curso é entregue pelo CRAS um kit natalidade. Além disso todo acompanhamento durante o pré natal é de graça pelo SUS.     

·         AUTONOMIA PARA MULHERES: Desenvolvido com o grupos de mulheres do interior do município em parceria com a APMI em reunião quinzenais nas comunidades, com o objetivo de informar, ouvir e repassar novos conhecimentos.

·         PROGRAMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A COMUNIDADES: O Fórum encaminha ao CRAS em forma de ofício, e o CRAS encaminha para as secretarias e os acompanha para que prestem os devidos serviços.

·         PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS- PIA: Serviços prestados e comunidade por adolescentes e jovens que cometeram algum ato infracional.

·         VIOLÊNCIA E CONVICÊNCIA FAMILIAR: Desenvolvida pela equipe do CRAS com adolescentes, abordado diversos ao tema. 

 

Oficinas do CRAS.

 

As Oficinas em contra turno escola é um projeto para atender os beneficiários do programa Bolsa Família, proporcionando atividades educacionais, tecnológicas culturais e esportivas.

 

 

Equipe Técnica do CRAS :

Assistente Social: Silvana T. Welter;

Gestora do Bolsa Família: Nara Morando;

Psicóloga: Lucieli F. Ramos;

Pedagoga: Juçara Casarotto Pansera;

Jovem Aprendiz: Lucas Adonay Andreatta;


 

Voltar

Endereço: Rua Floriano Francisco Anater, n.º 50, Centro, Salgado Filho - PR

CEP: 85.620-000

Telefone: (46) 3564-1202

E-mail: prefeitura@salgadofilho.pr.gov.br