Publicado em: 07/12/2020 08:47 | Fonte/Agência: O MUNICIPIO DE SALGADO FILHO FINALIZA O PROJETO DE REDUÇÃO DO DÉFICIT HABITACIONAL COM ENTREGA DE 17 UNIDADES HABITACIONAIS.

Nesta quinta-feira (26/11/2020), dezessete famílias de Salgado Filho que viviam em condições precárias ou que pagavam aluguel conquistaram uma casa própria sem precisar pagar nada por isso.
O Projeto de Redução do Déficit Habitacionalveio por meio do Programa Estadual Família Paranaense/ Nossa Gente Paraná, por meio de um financia Internacional obtido junto ao BID, este projeto tem por finalidade atender famílias em que se encontram em estado de vulnerabilidade social e debaixa renda incluindo crianças, pessoas com deficiência, idosos e mulheres em situação de violência doméstica inscritas no Programa Família Paranaense/Nossa Gente Paraná,em um trabalho integrado da Cohapar, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e Prefeitura.
Para esse projeto foi investido um valor de R$ 1.068.000,00 do Governo do Estado do Paraná e do Município, queremos aqui agradecer aos Deputados Estaduais Ademar Traiano e Wilmar Reichembach pelo apoio e dedicação recebida para que esse projeto tornasse realidade.
A seleção dos beneficiários foi feita por um comitê técnico do município, com base em análise de critérios socioeconômicos para garantir a prioridade de atendimento para aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Todos os contemplados já possuíam cadastro em programas sociais da administração municipal.Segundoa Secretaria Municipalde Assistência Social e demais secretarias que acompanharam o projeto, o programa tem tido um efeito positivo na vida das famílias atendidas. “Pudemos perceber com as entregas que as famílias realmente melhoram suas condições de vida e demonstram sua satisfação em poder usufruir e abrigar seus filhos e familiares em condições adequadas de habitação que antes eles não possuíam”, afirma.
As unidades são compostas por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com modelos de 32 e 49 metros quadrados, sendo o segundo modelo específico para pessoas com deficiência. O custo de cada unidade varia entre R$ 60 mil, nos modelos padrão, a R$ 82 mil, no caso das unidades adaptadas..
O Governo do Paraná forneceu gratuitamente às famílias as instalações de rede de energia elétrica, pela Copel, e da rede de água e esgoto, via Sanepar. A Prefeitura de Salgado Filho doou os terrenos onde os imóveis foram construídos, além de realizar obras de iluminação pública e a pavimentação das ruas do entorno.
“Para nos da Administração foi uma grande conquista para o município a execução desse empreendimento, pois desde 2017 estamos buscando propiciar um lar digno para estas famílias”, declara o prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer. “A prefeituraprocurou dar todo o apoio para a Cohapar e a Sejuf, que se empenharam junto com a gente para a viabilização desse projeto”, finaliza o gestor municipaldizendo:todas as obras que conseguimos são de muita importância e necessidade, mas para mim e minha esposa Ivaniaesse é o meu maior sonho,dar dignidade para essas famílias. Também é com muita alegria e satisfação, que nossa equipe daSecretaria da Assistência Social , entrega essas casas com o nome de CONJUNTO HABITACIONAL NOVO MUNDO , escolhido pelos nossos beneficiários.