História do Município

Salgado Filho está localizado em um lindo vale no Sudoeste do Paraná. Possui um altitude de 568 metros em relação ao nível do mar, clima subtropical e temperatura média de 22°C. Situa-se entre os municípios limítrofes de Flor da Serra do Sul, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste e Manfrinópolis, aproximando-se da cidade-polo de Francisco Beltrão.

O nome Salgado Filho deu-se em homenagem ao político gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho, Deputado Federal e Senador pelo Estado do Rio Grande do Sul e Ministro do Trabalho (1932-1938) e da Aeronáutica (1941-1945). Com predominância de imigrantes italianos e alemães, muitas manifestações clássicas e populares de cunho regional, interestadual, nacional e internacional. Citam-se o baile do Kerb, Rodeio Crioulo, Festival Municipal da Canção e a Festa do Vinho e do Queijo. Poloneses e caboclos também estão representados fortemente na cultura do município , todos oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A vocação agrícola é peculiar a todas as famílias que se utilizam de vários costumes. A produção artesanal é apresentada em encontros familiares, festas comunitárias e ainda serve como sustento próprio. O sabor diferenciado e a qualidade peculiar foram chamando atenção de visitantes. Isso fez com que os produtos provenientes da agricultura familiar fossem cada vez mais procurados por consumidores da região, o que culminou em uma alavanca rentável, despertando novas alternativas de lucro para o campo.

 

'

Foto: Taimara Barbosa