DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES REALIZA TREINAMENTO SOBRE COMPRAS PÚBLICAS

Publicado em: 08/02/2021 11:16 | Fonte/Agência: DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES REALIZA TREINAMENTO SOBRE COMPRAS PÚBLICAS

Na data de 03 de fevereiro de 2021(quarta-feira), o Departamento de Licitações e Contratos realizou o primeiro treinamento sobre compras públicas no município, que foi ministrado pela senhora Ana Carla Campos, Pregoeira e atual Diretora do Departamento de Licitações, acompanhada pelo Presidente da Comissão Permanente de Licitações, senhor Kauê Natan Tafarel.

A capacitação foi voltada aos representantes das secretarias municipais que são responsáveis pela elaboração dos Termos de Referência e pela coleta das cotações de preços.

Além de aprenderem sobre os procedimentos para a abertura de um processo de compra e contratação de serviços, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, e conhecer as legislações aplicáveis a esses processos administrativos.

Destaca-se a apresentação sobre as cláusulas obrigatórias para elaboração dos Termos de Referências, e sobre a forma legal de formular o preço médio.

A ocasião foi muito importante, para alertar as secretarias sobre os riscos que envolvem as contratações, sobre a impossibilidade de realizar alguma compra sem amparo legal, e sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná- TCE/PR.

Finalizando o treinamento, as secretarias receberam vários modelos de termos de referências, e deixaram seus agradecimentos a equipe de licitação pelo conhecimento transmitido.

Fizeram presença, o Prefeito Volmar Duarte, a Secretária Municipal de Saúde, senhora Mirian Rosani Militiz de Oliveira, a Secretária Municipal de Assistência Social, senhora Izete Bernardete Carneiro, o Secretario de Indústria, Agroindústria, Comércio e Turismo, senhor Sander Picini, representando a Secretaria Municipal de Educação a Nutricionista senhora Karina Baldo, e o Fiscal de Contratos, senhor Mauricio Lucas Mingotti Arisi.

Considerando o sucesso deste primeiro encontro, a equipe administrativa está estudando a possibilidade de realizar novas capacitações para o ano de 2021.