• (46) 3564-1202
  • Segunda à Sexta - 07h30 - 11h30 e 13h00 -17h00.

Município > Bandeira Municipal > Brasão do Município

                                                                               

  O Brasão de Armas de “Salgado Filho”, de autoria do heraldista e vexilologista Reynaldo Valaschi foi alterado de acordo com a lei n° 05/2003, no qual diz a seguinte súmula: Altera disposições legais da Lei Municipal de n° 08/84 de 12 de junho de 1984 e dá outras providências. Deste modo segue abaixo a descrição já atualizada.

  O Escudo Flamengo Ibérico usado para representar o Brasão de Armas de “Salgado Filho” tem sua origem francesa, introduzida na península Ibérica por ocasião das lutas contra os mouros onde passou a figurar nas armarias de “Portugal”, notadamente como Heráldica de Domínio, sendo este estilo herdado na Heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade.

  A coroa mural que sobrepõe o campo do Brasão é o símbolo universal dos domínios, a iluminaria em vermelho pela simbologia na cor – heráldica, é condizente com os predicadores próprios dos pioneiros, desbravadores e dos dirigentes da comunidade. A cor azul celeste representa no campo do Brasão, os dois rios dentro do perímetro urbano, e junto há uma faixa marrom que simboliza a terra do território e sua fertilidade.

  Em cima do campo do Brasão, distintamente bem ao centro do mesmo, está a “Flor de Lyz” em amarelo, que é o símbolo de “São Francisco de Assis”, o padroeiro do município.

  No primeiro quartel do campo do Brasão, vemos por este representado o “Ensino e a Cultura” no Município, dentro do mesmo vemos a parte simbólica, em abismo um quadro com o mapa do Brasil, um globo terrestre, um livro, tinta e uma pena. Do lado esquerdo da parte inferior do campo do Brasão vemos simbolizando uma grande fonte da economia municipal que é a produção de vinho e do queijo, representada pela uva e pelo queijo. Na parte direita do campo do Brasão vê-se o quartel que simboliza a agricultura que uma das principais fontes da economia do nosso município. Do lado direito na parte inferior do Brasão vemos simbolizando outra fonte de riqueza do nosso município, em abismo as montanhas e a rica pecuária. Na parte superior a coroa mural em cor amarela é o símbolo da glória, do esplendor, da grandeza, riqueza e soberania; o esmalte preto simboliza a prudência, a moderação, a austeridade e a firmeza de caráter.

  Nos ornamentos exteriores há galhos de milho, folhas e cachos de uva, frutificados ao natural, que como suportes do Brasão lembram os principais produtos oriundos das terras dadivosas e férteis, sendo estes o esteio da economia municipal.

  A cor vermelha no listel simboliza dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia. No centro do listel está escrito o nome do Município “Salgado Filho”, ladeados pelos milésimos 1963 e 1984.

 

 

 

 

Autoria, Organização, e Aprovação de Layout Édna Gnoatto Sustisso, Juliane Copercini, Cleide Maria Annater e Clediane A. F. S. Wronski

 

Colaborador Antonio Juscelino Batista