• (46) 3564-1202
  • Segunda à Sexta - 07h30 - 11h30 e 13h00 -17h00.

PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. IDENTIFICAÇÃO
  3. FARMACOVIGILÂNCIA
  4. OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO
  5. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  6. GRUPOS PRIORITÁRIOS
  7. COMUNICAÇÃO

 

1. INTRODUÇÃO 

  O presente documento trata do plano de vacinação contra a infecção humana pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) em Salgado Filho e tem como finalidade instrumentalizar gestores públicos e equipes de saúde sobre as medidas a serem implantadas e implementadas para a operacionalização da vacinação no município, bem como explicitar à população salgadense os procedimentos que serão adotados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no processo de vacinação.

  A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com Covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas) e aproximadamente 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório (BRASIL, 2020).

  Salgado Filho teve o primeiro caso confirmado por Covid-19 no dia 30/05/2020. Até 18/01/2021 foram confirmados 99 casos. Deste total, 3 foram internados.

  Esta nova doença trouxe enormes desafios à comunidade científica, profissionais da saúde, gestores públicos e à população em geral, uma vez que apresenta grandes impactos sanitários pelo acometimento de uma parcela significativa da população devido à susceptibilidade, pelo aumento de demanda nos serviços de saúde, pelas perdas de vida em grupos mais vulneráveis e ainda, por gerar impactos econômicos decorrentes da aplicação das medidas necessárias para seu enfrentamento.

  A busca por medidas farmacológicas para a prevenção e/ou tratamento deste novo agravo mobilizou a comunidade científica, as agências reguladoras, os gestores e profissionais de saúde, assim diversas pesquisas para a busca de medicamentos para tratamento ou vacinas para a prevenção encontram-se em andamento em todo o mundo.

  No campo da imunização, diversas vacinas vêm se mostrando seguras e eficazes no combate à doença, vacinas estas produzidas a partir de novas tecnologias ou por técnicas de produção já conhecidas. A partir da disponibilização das mesmas para uso na população, faz-se necessário que os serviços de saúde estejam preparados para atender às questões logísticas (aquisição, armazenamento e distribuição das vacinas e demais insumos), à adequação e incremento da Rede de Frio, à capacitação das equipes, à assistência aos usuários (aplicação da vacina), ao monitoramento dos vacinados (avaliação de cobertura vacinal), à farmacovigilância (monitoramento de eventos adversos pós-vacinação – EAPV e desvios de qualidade), aos registros (adequação dos sistemas de informação), à comunicação com a comunidade (campanhas de divulgação, materiais gráficos, etc.), entre outros.

  Este documento apresenta as frentes de atuação da Secretaria Municipal de saúde de Salgado Filho, por eixo de atuação (gestão, vigilância em saúde/imunização, assistência à saúde e comunicação social), visando a um processo de vacinação seguro e em tempo oportuno, capaz de garantir a proteção à população salgadense.

  A imunização generalizada apresenta a melhor opção para proteger as pessoas da Covid- 19 e, com o tempo, para suspender as restrições impostas à nossa sociedade para manter as pessoas seguras e saudáveis (Canada, 2020). Até que uma ampla imunização seja alcançada, as medidas de saúde pública continuarão a ser essenciais para minimizar a disseminação da Covid-19 no Município e, assim, preservar vidas.

2. IDENTIFICAÇÃO 

3. FARMACOVIGILÂNCIA

  O monitoramento dos eventos pós-vacinação seguirá o disposto no Protocolo de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Eventos Adversos Pós-Vacinação (VEAPV), elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Anvisa, específico para vigilância dos eventos adversos decorrentes da vacinação contra a COVID-19, disponível em https://www.gov.br/saude/pt- br/media/pdf/2020/dezembro/21/estrategia_vacinacao_covid19.pdf.

4. OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO

A operacionalização da vacinação contempla a organização e programação detalhada de todo o processo de vacinação.

 

5. SISTEMA DE INFORMAÇÃO 

  Os sistemas de informação na operacionalização da campanha de vacinação têm como objetivo o monitoramento e avaliação dos dados relativos à vacina e aos usuários, desde a logística dos insumos até a administração, farmacovigilância e estudos pós- marketing.

 

1Cenários de acordo com as condições tecnológicas das salas de vacinação:

    • Cenário 1 - Estabelecimento de Saúde COM conectividade na internet e condições de usar QR CODE (Preparar equipamentos e Recursos Humanos);
    • Cenário 2 - Estabelecimento de Saúde COM conectividade na internet e condições de fazer digitação online;
    • Cenário 3 - Estabelecimento de saúde SEM conectividade e sem computador (utilizar planilha e registrar posteriormente na SMS).

6. GRUPOS PRIORITÁRIOS 

7. COMUNICAÇÃO

A estratégia da comunicação será informar à população sobre o Plano da Ação Municipal e o Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19.

Ações

Atividades

 

Comunicação

Desenvolver campanhas de comunicação para adesão da população à vacina. Apoiar a divulgação das estratégias de vacinação junto à população.

Divulgar informações sobre a vacinação na página da Secretaria Municipal da Saúde de Salgado Filho. Manter contato com as áreas técnicas para alinhar as informações e procedimentos objeto de divulgação.

Criar materiais para as redes sociais (cards para

Whatapp, Facebook, e outras) Manter interlocução com os veículos de imprensa.

 

Nome do Responsável pela Elaboração do Plano de Ação:

  • Enfermeira Vigilância Epidemiologica: Francieli R. Machado
  • Responsável Vigilância Sanitária: Fernanda Guarda
  • Responsável Atenção Primária: Ketlen Dalalba